Responsável pelo ataque em Paris planejava novos atentados na França

Paris, 25 mai (EFE).- O jihadista Salah Abdeslam, um dos responsáveis pelos atentados em Paris em novembro de 2015, teve seu computador apreendido em um dos apartamentos onde ficou escondido em Bruxelas, no qual constava novos alvos para atentados na França, revelou nesta quarta-feira o "BFM TV".

Os quatro locais desses possíveis atentados estavam em uma lista de sete alvos que faziam parte de um relatório dos serviços secretos franceses e foram publicados na imprensa francesa no mês de janeiro, quando Abdeslam estava ainda foragido, segundo informou a emissora de TV.

Um dos alvos de Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques em Paris, e morto pela polícia logo após os atentados, seria o maior centro financeiro da capital francesa, o La Défense.

Também estariam na lista a área da região portuária de Marselha, onde os terroristas utilizariam drones ou um avião bomba, o Aeroporto de Toulouse com um ataque suicida ou um tiroteio, e o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde aconteceria um tiroteio.

Agora os investigadores buscam esclarecer qual a verdadeira intenção de Abdeslam com as informações que continham no computador que foi encontrado no apartamento do distrito de Forest, em Bruxelas, onde no dia 15 de março aconteceu um tiroteio com a polícia belga no qual um dos moradores morreu, Mohammed Belkaid, enquanto outros conseguiram fugir.

Em um dos arquivos, que tem o nome de "Salah", havia entre outras coisas imagens do Estado Islâmico e vídeos do jihadista francês Mohammed Merah, autor de massacres na região de Toulouse em março de 2012 onde 12 pessoas acabaram morrendo.

Abdeslam, francês de origem marroquina de 26 anos, foi detido no dia 18 de março e transferido em abril para a França, onde preso por assassinatos terroristas, entre outras acusações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos