Topo

Trump vence primária republicana no estado de Washington

25/05/2016 00h59

Washington, 24 mai (EFE).- O virtual candidato republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu nesta terça-feira as eleições primárias realizadas no estado de Washington, nas quais, apesar de o magnata estar sozinho na disputa interna do partido há semanas, os nomes de seus ex-rivais ainda constavam nas cédulas.

De acordo com as projeções dos principais veículos de imprensa americanos, Trump venceu em Washington, no noroeste do país, por ampla margem, superando em número de votos seus ex-concorrentes Ted Cruz, John Kasich e Ben Carson, cujos nomes ainda figuravam nos papéis de votação.

Desde que Cruz e Kasich abandonaram a corrida presidencial no início de maio, após a vitória de Trump em Indiana, o bilionário quase não realizou comícios de campanha e, de fato, fazia vários dias que não visitava o estado de Washington, o que não foi um empecilho para que obtivesse mais de 75% dos votos.

A vitória em Washington garante ao magnata nova-iorquino a maioria - praticamente a totalidade - dos 44 delegados em jogo nesse estado, o que lhe deixará muito perto dos 1.237 necessários para garantir a indicação oficial na Convenção Nacional do partido, que acontecerá em julho em Cleveland, no estado de Ohio.

Trump atingirá, e provavelmente superará esse número, no próximo dia 7, quando os republicanos comparecerão às urnas em Nova Jersey, Montana, Dakota do Sul, Novo México e no estado mais populoso do país, a Califórnia.