Topo

Obama diz que Trump mostrou "ignorância" em temas globais

26/05/2016 08h45

(corrige data no lide)

Ise-Shima (Japão), 26 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira na cúpula do Grupo dos Sete (G7) do Japão que o pré-candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, deixa "inquietos" os líderes mundiais por causa de sua atitude "arrogante" ou sua "ignorância" em temas globais.

"Não sabem com que nível de seriedade devem ser levados alguns de seus comentários. Estão inquietos com ele e por uma boa razão, já que muitas da propostas que fez revelam ou ignorância quanto a assuntos mundiais ou uma atitude arrogante", disse Obama em entrevista coletiva.

Obama reconheceu que as eleições presidenciais americanas estão sendo acompanhadas "bem de perto" no exterior, e que o mundo vê com "surpresa" que Trump aspire à Casa Branca.

O presidente, que conclui seu mandato em janeiro de 2017 e será substituído pelo vencedor das eleições de novembro, afirmou que seu país "está no centro da ordem internacional" e que inclusive os países que não são próximos a Washington sabem que o mundo "está em problemas" se seu país não apresentar "estabilidade mundial".

Obama participa hoje do primeiro dia da cúpula de líderes das sete economias mais desenvolvidas de mundo (EUA, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido, França e Itália) realizada até amanhã no parque natural de Ise-Shima, no centro do Japão.

Ao término da reunião deve visitar amanhã Hiroshima e se transformar no primeiro presidente interino dos EUA a visitar uma das duas cidades atacadas com bombas nucleares americanas ao término da Segunda Guerra Mundial.