Topo

Trump diz ser "bom" deixar líderes mundiais "inquietos" com suas propostas

26/05/2016 16h48

Washington, 26 mai (EFE).- O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que é "bom" que os líderes mundiais estejam "inquietos" por seus controvertidos comentários em política externa, em resposta a recentes declarações do presidente Barack Obama no Japão.

"Isso é bom. Quando você inquieta alguém, isso é bom", disse Trump em entrevista coletiva em Bismarck, na Dakota do Norte.

"Muitos dos países do mundo estiveram abusando de nós absolutamente, aproveitando-se de nós. Se estão inquietos de uma maneira amigável, isso é uma boa coisa, não ruim", acrescentou.

O polêmico magnata, que se orgulha de não se preocupar com a correção política já que provém do mundo dos negócios, surpreendeu com propostas como a criação de um muro na fronteira com o México para conter o fluxo imigratório e a proibição da entrada dos muçulmanos nos EUA.

Além disso, acusou a China de manipular sua moeda para ganhar competitividade nos mercados internacionais, e prometeu dureza contra Pequim se chegar à Casa Branca.

"Obama fez um trabalho horrível", ressaltou.

Trump reagiu assim perante as palavras do presidente Obama, que na cúpula do G7 do Japão disse que o pré-candidato republicano deixa "inquietos" os líderes mundiais por sua atitude "arrogante" e sua "ignorância" em temas globais.

"Não sabem com que nível de seriedade devem levar alguns de seus comentários. Estão inquietos com ele e por uma boa razão, já que muitas da propostas que fez revelam ou ignorância quanto a assuntos mundiais ou uma atitude arrogante", destacou Obama em entrevista coletiva.

Precisamente hoje o site de informação política "Real Clear Politics" garantiu que o magnata nova-iorquino conseguiu superar finalmente o número de 1.237 delegados necessários para ser proclamado oficialmente candidato republicano à presidência dos EUA na convenção do partido em julho.

Trump já soma 1.238 delegados, com o que consolida sua vitória nas primárias e evita assim uma convenção republicana disputada, como buscava uma parte do aparelho do partido conservador.