Combates no leste da Ucrânia matam cinco soldados afins a Kiev

Kiev, 29 mai (EFE).- Cinco soldados ucranianos morreram e outros quatro ficaram feridos nas últimas 24 horas no leste da Ucrânia, informou neste domingo Aleksandr Motuzniak, porta-voz da presidência para a operação militar desdobrada por Kiev contra os rebeldes pró-Rússia.

"Nas últimas 24 horas, infelizmente, cinco militares ucranianos morreram e outros quatro ficaram feridos", disse Motuzniak em um comparecimento perante a imprensa.

O porta-voz militar ucraniano denunciou 30 ataques contra as posições de Kiev por parte das milícias separatistas, que empregaram, segundo Motuzniak, morteiros, lança-granadas e metralhadoras de grande calibre.

Mais de um ano após a assinatura dos Acordos de Minsk para regulação pacífica do conflito, Kiev e os rebeldes foram incapazes de manter o cessar-fogo apesar das várias tréguas adotadas pelo chamado Grupo de Contato para a Ucrânia, único fórum de diálogo no qual os dois grupos se sentam à mesma mesa.

Segundo os últimos dados da ONU, mais de 9 mil pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia nos pouco mais de dois anos de duração do conflito que explodiu após a rebelião pró-russa nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos