Rubio não descarta tentar novamente o Senado após deixar corrida presidencial

Washington, 29 mai (EFE).- O senador republicano Marco Rubio insinuou neste domingo que não descarta concorrer à reeleição como senador dos EUA, apesar de ter deixado de um lado essa possibilidade para se concentrar em sua corrida à presidência, da qual se retirou em março após os maus resultados nas primárias do Partido Republicano.

Rubio, entrevistado pela "CNN", disse que "talvez" tentaria a reeleição se não fosse pelo seu amigo, o vice-governador da Flórida, Carlos López-Cantera, se postulou para o posto.

"Tenho um bom amigo, a quem conheço há muito tempo que se apresentou ao Senado. Eu disse que não me ia concorrer e agora é ele o que está na corrida (...) Ele pôs muita energia e tempo e merece esta oportunidade", garantiu.

Rubio tem moderado sua recusa a concorrer à reeleição, algo que rejeitou no começo das primárias pela indicação presidencial republicana, depois que o virtual candidato a presidente de seu partido, Donald Trump, pediu que concorresse ao pleito porque é o que mais possibilidades tem de ganhar nas eleições ao Senado na Flórida.

Rubio afirmou que estava frustrado com a incapacidade de mudar as coisas no Senado e decidiu dedicar todo seu capital político a conseguir a indicação presidencial republicana, da qual se retirou ao perder as primárias da Flórida para Trump.

Na semana passada foi confirmado que o magnata nova-iorquino tinha conseguido superar finalmente o número de 1.237 delegados necessários para ser proclamado oficialmente candidato republicano à presidência dos EUA na convenção do partido em julho.

Apesar de ter sido muito crítico a Trump, Rubio sustentou nesta semana que estaria disposto a falar em favor do magnata na convenção de julho se este pedisse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos