Tropas curdas lançam grande ofensiva contra EI em Mossul

Mossul (Iraque), 29 mai (EFE).- As tropas curdas peshmergas iniciaram neste domingo uma ampla ofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em várias localidades próximas à cidade de Mossul, reduto jihadista no norte do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte militar curda.

Um comandante dos peshmergas, Gayaz al Suryi, disse à Efe que milhares de soldados curdos participam da operação em várias áreas da zona de Sahl Ninawa, cerca de 25 quilômetros ao nordeste de Mossul, capital da província de Ninawa.

A ofensiva começou com intensos bombardeios aéreos da coalizão internacional sobre a região de Al Jazer e concretamente sobre várias aldeias do distrito de Al Hamdaniya, controlado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Al Suryi detalhou que as aldeias são Tel Usud, Wardak, Zahra Jatun e Al Muftia, ao redor das quais ocorrem nestes momentos duros combates entre os peshmergas e os combatentes jihadistas.

Atualmente há em curso várias ofensivas militares das tropas iraquianas e curdas, apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos EUA para expulsar o EI da província de Ninawa, cuja capital é Mossul.

O objetivo é recuperar o controle dessa cidade, principal reduto do EI no Iraque desde que em junho de 2014 o grupo invadiu o país e declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que estão sob seu domínio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos