Topo

Incêndio em depósito de armas e munições mata ao menos 17 na Índia

Milhares de moradores das aldeias próximas foram evacuados por precaução - K.K. Productions via AP
Milhares de moradores das aldeias próximas foram evacuados por precaução Imagem: K.K. Productions via AP

Em Nova Déli (Índia)

31/05/2016 05h08

Pelo menos 17 integrantes do exército indiano morreram e outros 19 ficaram feridos nesta terça-feira (31), depois que uma explosão desencadeou um incêndio em um grande paiol de munição no centro da Índia, informaram fontes oficiais.

A explosão aconteceu por volta da 1h local (16h30 de Brasília da segunda-feira) na cidade de Pulgaon, no estado de Maharashtra, o que gerou um incêndio que continua ativo, afirmaram fontes não identificadas do exército à agência indiana "PTI" e ao canal de televisão local "NDTV".

Entre os mortos há pelo menos dois oficiais de alta categoria do exército, enquanto os outros são 15 soldados, de acordo com as fontes.

Os feridos foram transferidos para hospitais mais próximos, que se encontram a dezenas de quilômetros, já que o paiol, um dos maiores da Índia, está localizado em uma área isolada de alta segurança.

Segundo detalhou à "NDTV" Smita Patil, superintendente de polícia do distrito de Wardha, ao qual pertence Pulgaon, os 19 feridos se encontram "fora de perigo" e o incêndio, apesar de ainda não ter sido extinto, está "controlado".

Um oficial do departamento de bombeiros de Nagpur, a principal cidade da região, Ramesh Barde, detalhou para a "NDTV" que vários caminhões dos bombeiros se dirigiram até o lugar do acidente.

De acordo com Barde, apenas às 6h15 locais (21h45 de Brasília da segunda-feira), após quatro horas de trabalho, os bombeiros conseguiram controlar as chamas.

Milhares de moradores das aldeias próximas foram evacuados por precaução, segundo as mesmas fontes.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, enviou suas condolências às famílias das vítimas e anunciou através do Twitter que o ministro da Defesa, Manohar Parrikar, vai se deslocar até o local do acidente.

O chefe do exército, o general Dabil Singh, também se encontra a caminho de Pulgaon, anunciaram as Forças Armadas indianas no Twitter.

"A prioridade do exército é conter os danos e salvar valiosas vidas com a prevenção de novos incêndios e explosões", acrescentaram as Forças Armadas da Índia, que não apresentaram nenhuma confirmação oficial sobre o número de vítimas no incêndio.

Os acidentes industriais são relativamente comuns na Índia, devido, em parte, à falta de medidas preventivas e pela pouca rigidez das autoridades na implementação das normas.

Na semana passada, pelo menos quatro pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas em uma explosão em uma fábrica farmacêutica também no estado de Maharashtra.