Ataque da Al Shabab contra hotel em Mogadíscio deixa pelo menos sete mortos

Mogadíscio, 1 jun (EFE).- Pelo menos 7 pessoas morreram e 17 ficaram feridas em um ataque com carro-bomba contra uma cêntrico hotel da capital da Somália, Mogasdíscio, perpetrado pelo grupo jihadista Al Shabab, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O popular Hotel Ambassador foi alvo de uma grande explosão nesta tarde após ser atacado com um carro-bomba, antes que um grupo de cinco jihadistas tentasse invadir em suas instalações, indicou à Efe o deputado Omar Abdullahi Balash.

Al Shabab, filial da Al Qaeda na Somália, reivindicou este novo ataque na capital somali, onde nos últimos meses o grupo atentou contra vários hotéis e restaurantes, recolhem veículos de imprensa locais.

"Três agressores tentaram entrar no hotel, um morreu na porta", segundo a Agência de Inteligência e Segurança da Somália (NISA, por seus sigla em inglês).

A NISA informou sobre o final da operação por volta das 19h15 local (13h15, em Brasília), após resgatar 10 pessoas do interior do hotel, sem oferecer detalhes sobre o número de vítimas.

O ataque ocorreu um dia depois que as forças somalis mataram o líder da Al Shabab que planejou o ataque contra a Universidade de Garissa no Quênia, Mohammed Kuno, em uma operação coordenada com tropas americanas.

A ação terrorista de hoje em Mogadíscio ocorre também dias antes do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, viajar à capital somali nesta semana, em sua terceira visita oficial ao país do Chifre da África.

O líder turco supervisionará os projetos impulsionados por seu país na Somália, que abriga a maior embaixada da Turquia em um país africano.

Em janeiro de 2015, Erdogan cancelou sua visita prevista a Mogadíscio para participar do funeral do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, e só um dia depois que a Al Shabab atentou contra o hotel onde estava hospedada a delegação turca na capital somali.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos