Biofísico americano Hugh Herr vence Prêmio Princesa das Astúrias de Pesquisa

Oviedo (Espanha), 1 jun (EFE).- O engenheiro mecânico e biofísico americano Hugh Herr venceu nesta quarta-feira o Prêmio Princesa das Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica de 2016, por sua contribuição ao desenvolvimento de próteses biônicas e robóticas.

Herr, especialista que perdeu suas pernas aos 17 anos em um acidente quando praticava montanhismo, se especializou no desenvolvimento de próteses controladas por microprocessadores que emulam a funcionalidade das extremidades inferiores, com as quais pôde voltar a praticar seu esporte favorito.

Para o júri, o biofísico americano mereceu o prêmio por liderar, em nível mundial, o campo da biônica e desenvolver "as primeiras próteses que conseguem emular a locomoção humana, permitindo superar incapacidades como a que ele mesmo tem".

Segundo a ata do júri, suas pesquisas pioneiras, nas quais combina biomecatrônica, inteligência artificial, neurofisiologia e robótica, deram espaço a uma nova classe de próteses biônicas inteligentes, controláveis pelo cérebro.

Herr é físico pela Universidade de Millersville (Pensilvânia), engenheiro mecânico pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) e doutor em biofísica pela Universidade de Harvard. Atualmente, dirige o Biomechatronic Group no Media Lab do MIT.

Nesta edição concorriam 34 candidatos, procedentes de Alemanha, Canadá, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, França, Hungria, Índia, Israel, Japão, México, Portugal, Reino Unido, Suíça e Espanha.

Herr receberá um prêmio de 50 mil euros, uma reprodução de uma escultura de Joan Miró, um diploma e uma insígnia, normalmente entregada pelo Rei Felipe VI da Espanha em outubro, em Oviedo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos