Donald Trump visitará o Reino Unido um dia depois do referendo

Londres, 1 jun (EFE).- O virtual candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que visitará o Reino Unido para inaugurar um complexo de golfe na Escócia em 24 de junho, um dia depois do referendo sobre a União Europeia (UE).

No dia no qual é esperado o resultado da consulta sobre o "brexit", o político e empresário americano cortará a fita vermelha para inaugurar oficialmente o complexo de luxo Trump Turnberry, no condado de Ayrshire, após investir 200 milhões de libras (258 milhões de euros) em sua restauração.

O Trump Turnberry "é da minha propriedade e estou muito orgulhoso disso. Desejo comparecer à abertura oficial deste grande complexo em 24 de junho", disse o republicano em comunicado.

Um porta-voz de Downing Street, residência e escritório oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou que não está previsto por enquanto que o chefe do governo se reúna com o empresário americano.

"Os candidatos vêm frequentemente ao país. Estamos mais que felizes de recebê-lo nesse contexto. Não há datas estabelecidas até o momento. Não houve contatos formais", afirmou esse porta-voz.

Trump se posicionou em maio a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, ao considerar que o "brexit" é a melhor opção para os interesses de Londres.

A viagem à Escócia será sua primeira visita ao Reino Unido desde que o parlamento britânico debateu em janeiro a possibilidade de vetar sua entrada ao país por seus comentários sobre os muçulmanos.

Trump propôs proibir entrar nos Estados Unidos todos os muçulmanos, uma proposta que o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou de "estúpida", embora se mostrou contrário a impedir sua entrada ao Reino Unido.

A câmara dos Comuns realizou um debate sobre a questão depois que um pedido nesse sentido recebeu o apoio de mais de 575 mil assinaturas através de internet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos