Exército argelino mata 8 supostos jihadistas no leste de Argel

Argel, 1 jun (EFE).- Um destacamento do Exército da Argélia matou oito supostos jihadistas durante um tiroteio na periferia de Setif, cidade situada a 268 quilômetros de Argel, informou nesta quarta-feira o Ministério da Defesa argelino.

Em comunicado divulgado em seu site, o ministério detalhou que confronto aconteceu no final da noite de terça-feira e que os militares também apreenderam seis fuzis AK-47, um fuzil semiautomático do tipo SKS e uma pistola.

Além disso, foram desativadas duas granadas e um cinto explosivo como os utilizados por homens-bomba.

Por sua vez, o jornal digital "Tout Sur Algérie" garantiu que os supostos jihadistas procediam das montanhas da cidade litorânea de Yiyel e que se dirigiam ao sul aparentemente para se juntar a outros grupos extremistas e inclusive atravessar a fronteira em direção a Líbia, Tunísia e Mali.

Entretanto, outros veículos de imprensa locais, como a TV "Ennahr", dizem que os radicais tentaram invadir um ônibus, e foi nesse momento que teve início o tiroteio, informação que não foi confirmada e nem desmentida pelas fontes oficiais.

A atividade jihadista cresceu no último ano em diversas zonas da Argélia, país que na década de 1990 viveu uma das piores ofensivas terroristas de radicais islâmicos, onde ocorreram mais de 300 mil mortes.

Esta atividade violenta coincide com uma crescente presença de grupos radicais ao longo da fronteira da Argélia com a Tunísia e Líbia, transformada em ponto de encontro, recrutamento e recepção de fanáticos que pretendem integrar o Estado Islâmico (EI).

No último dia 21 de maio, o Exército argelino matou seis supostos jihadistas durante uma operação na floresta de Errich, na cidade de Buira, na Cabília, vizinha a Argel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos