Garçonetes norte-coreanas de restaurante da China desertam para Coreia do Sul

Seul, 1 jun (EFE).- Três garçonetes norte-coreanas que trabalhavam em um restaurante na China desertaram para Coreia do Sul, confirmou nesta segunda-feira o governo de Seul, dois meses depois que um caso similar suscitou um forte polêmica entre ambos países.

As mulheres de entre 20 e 30 anos chegaram à capital da Coreia do Sul nesta semana através da Tailândia após terem escapado de um restaurante propriedade da Coreia do Norte na província chinesa de Shanxi (noroeste), detalhou a agência "Yonhap".

O Ministério da Unificação sul-coreano confirmou a chegada a Seul das três garçonetes, mas não quis dar mais detalhes.

O novo caso ocorre depois que os governos de Seul e Pyongyang foram envolvidos em uma forte disputa em torno de 13 trabalhadores norte-coreanos de um restaurante na China que fugiram para Coreia do Sul em abril.

A Coreia do Norte acusou o Sul de, em conivência com o encarregado do restaurante, ter "sequestrado" as 12 garçonetes que fugiram com ele e solicitou sua repatriação imediata, além de publicar vídeos nos quais os parentes destas reivindicavam seu retorno.

O país também pediu ao governo sul-coreano que as refugiadas pudessem se reunir com seus familiares para esclarecer o assunto, mas Seul rejeitou o pedido alegando motivos de segurança e reiterou que todos no grupo desertaram por vontade própria.

O regime de Kim Jong-un opera cerca de 130 restaurantes em 12 países -embora a imensa maioria se encontra na China- que geram cerca de US$ 10 milhões anuais, segundo estimativas de Seul.

Os restaurantes norte-coreanos, especialmente aqueles em solo chinês, sofrem os efeitos das sanções que a ONU impôs recentemente a Pyongyang por seus testes nucleares e de mísseis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos