Governo e oposição adotam 48 horas de trégua nos conflitos em Darayya

Moscou, 1 jun (EFE).- Uma trégua de 48 horas, adotada pelo governo e a oposição sírios com mediação da Rússia e Estados Unidos, entrou em vigor nesta quarta-feira em Darayya, um subúrbio perto de Damasco, como anunciou o centro de coordenação russo para a reconciliação das partes em conflito na Síria.

"Por iniciativa da Rússia, e com o consenso da República Árabe da Síria e da parte americana, foi adotada uma trégua em Darayya por 48 horas para garantir o envio seguro da ajuda humanitária", disse o general russo Sergei Kiriyenko.

No total, "já são 128 as localidades (sírias) que se somaram ao cessar-fogo", afirmou o comunicado.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, advertiu ontem que nesta semana termina a prorrogação para que grupos armados opositores sírios se juntem à trégua.

Lavrov lembrou que se as unidades armadas da oposição não participarem da trégua, se tornarão alvos legítimos dos ataques da aviação russa, "independentemente do fato de estarem ou não incluídos na lista (internacional) de terroristas", afirmou.

Há algumas semanas a Rússia vem insistindo para que os grupos rebeldes concentrados em torno de Aleppo abandonem essas posições com o objetivo de permitir que o exército sírio ataque os jihadistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos