Maduro pede que oposição não abandone diálogo iniciado na R.Dominicana

Caracas, 31 mai (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta terça-feira à aliança opositora MUD que não se retire das conversas que impulsionam um diálogo político, que tiveram início em Punta Cana, na República Dominicana, e que contam com o respaldo de um grupo de ex-presidentes e da Unasul.

"Eu faço um pedido à reflexão e à retificação dos partidos políticos presentes na República Dominicana e da MUD e, com serenidade, maturidade e altura, que ratifiquemos o caminho iniciado na República Dominicana na sexta-feira passada", disse o presidente em seu programa de rádio e televisão "Em contato com Maduro".

O governante insistiu que na sexta-feira e no sábado passado foi iniciado um diálogo em Punta Cana entre comissões opositoras e governistas com o apoio de uma delegação internacional, um encontro que a Mesa da Unidade Democrática (MUD) negou ao assinalar que só se reuniu com os mediadores internacionais, e não com o chavismo.

Hoje, o presidente venezuelano disse que a MUD anunciou que estava deixando essa mesa de diálogo, cuja existência foi negada pela oposição.

"Espero que haja uma retificação pronta da MUD e dos chefes verdadeiros e líderes da MUD, que não deixem" os mediadores internacionais "com as cadeiras vazias", disse Maduro.

A comissão de mediadores convocados por Maduro para ajudá-lo a ativar um diálogo político na Venezuela é integrada pelo ex-presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero e pelos ex-governantes da República Dominicana e do Panamá, Leonel Fernández e Martín Torrijos, respectivamente, com o auspício da Unasul.

Por parte da oposição viajaram para Punta Cana os deputados Alfonso Marquina, Luis Aquiles e Timoteo Zambrano, assim como o dirigente do partido Vontade Popular Carlos Vecchio.

A delegação governista esteve formada pela chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez; seu irmão, o prefeito do município caraquenho de Libertador Jorge Rodríguez, e o deputado Elías Jaua.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos