Site estatal norte-coreano classifica Trump de político sábado e com visão

Seul, 1 jun (EFE).- O site propagandístico norte-coreana "DPRK Today" elogiou nesta quarta-feira o virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, a quem definiu como um "político sábio" e "com visão" por sua intenção de retirar as tropas americanas da península da Coreia.

"Na minha opinião pessoal, há muitos aspectos positivos nas políticas incendiárias de Trump", afirma o editorial desta página estatal do regime liderado por Kim Jong-un, que foi publicado assinado pelo acadêmico norte-coreano Han Yong-Mook.

"Se os Estados Unidos não interferirem nos assuntos da península, as duas Coreias poderão se reconciliar e cooperar", acrescenta o texto, que foi recolhido por diversos meios de comunicação sul-coreanos e internacionais.

"O candidato que os americanos deveriam escolher não é a (democrata) Hillary Clinton, que quer aplicar o modelo iraniano ao assunto nuclear da península da Coreia, mas Trump tem o objetivo de conversar diretamente conosco", destaca o editorial.

Ao longo de sua campanha para ser o candidato republicano à Casa Branca, Trump afirmou que sua intenção é dialogar com Pyongyang para pôr fim a seu programa de desenvolvimento de armamento nuclear, assim como pressionar Pequim para avançar neste assunto.

O magnata americano também sugeriu que Washington deve retirar suas tropas da Coreia do Sul a menos que Seul assuma uma maior parte do custo econômico deste desdobramento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos