Transexual de Porto Rico consegue obter título de eleitor com nome social

San Juan, 1 jun (EFE).- A Comissão Estadual de Eleições (CEE) de Porto Rico determinou nesta quarta-feira que a transexual Lisa Marie Rodríguez receba um novo título de eleitor com seu nome social e identidade de gênero para exercer o direito ao voto nas eleições primárias que serão realizadas no próximo domingo.

O advogado da transexual, Carlos Hernández, revelou a decisão tomada pela presidente da CEE, Liza García, sobre Rodríguez, depois de sua cliente ter ido a um cartório eleitoral na semana passada para solicitar um título com sua nova identidade.

Um dos funcionários se negou a atender ao pedido, o que fez com que Rodríguez recorresse ao seu advogado. Após a reclamação e várias consultas a funcionários do CEE, a questão foi resolvida hoje pela presidente do órgão estadual.

O advogado ressaltou a determinação de sua cliente em fazer valer seus direitos e disse que se trata de uma vitória de uma minoria da sociedade porto-riquenha historicamente discriminada.

As primárias irão determinar quem será o candidato do opositor Partido Novo Progressista (PNP) nas eleições gerais de novembro. O atual presidente da legenda, Pedro Pierluisi, e Ricardo Rosselló, filho do ex-governador de Porto Rico, Pedro Rosselló, disputam a indicação.

O Partido Popular Democrático (PPD), atualmente no poder, terá como candidato David Bernier, depois de Alejandro García Padilla ter anunciado que não tentará a reeleição para focar na negociação da dívida do território com os credores e tentar em Washington uma legislação que favoreça sua reestruturação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos