Pesquisa revela queda de braço apertada entre Hillary e Sanders na Califórnia

Los Angeles (EUA), 2 jun (EFE).- A favorita para conseguir a indicação presidencial democrata nos Estados Unidos, Hillary Clinton, viu sua vantagem diminuir nas pesquisas sobre o senador Bernie Sanders dos 11 pontos percentuais em janeiro para apenas dois, a cinco dias das primárias na Califórnia.

Segundo uma nova pesquisa a cargo de The Field Poll, divulgada hoje e realizada entre os dias 26 e 31 de maio com uma margem de erro de 4,1%, os resultados revelam que 45% dos eleitores democratas preferem Hillary e 43% apoiam Sanders.

As pesquisas prévias deste estudo de opinião refletiam uma vantagem de 11 pontos percentuais em janeiro a favor de Hillary e de seis pontos no início de abril, o que mostra uma clara queda do apoio original à ex-secretária de Estado.

O estudo reflete, além disso, que o senador por Vermont é a opção majoritária para os eleitores com menos de 30 anos, enquanto Hillary é a favorita para os eleitores de 65 anos ou mais.

Além disso, deixa claro que o virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, tem um longo caminho a percorrer na hora de ganhar a confiança do eleitorado californiano frente a qualquer de seus rivais democratas.

A pesquisa, feita entre mais de 1.000 pessoas (571 das quais se identificaram como prováveis eleitores democratas), indica que Hillary venceria por 19 pontos percentuais sobre Trump, enquanto que Sanders o superaria em 29 pontos percentuais.

Trump é o candidato oficioso republicano à Casa Branca, pois ficou há semanas sem rival nas eleições primárias da legenda, à espera de que a Convenção Nacional do partido o designe oficialmente como indicado em julho em Cleveland (Ohio).

Espera-se que Hillary consiga os 2.383 delegados necessários para ficar com a candidatura presidencial nas votações primárias da próxima terça-feira em seis estados, entre os quais a Califórnia indica o maior número de delegados (548).

Esses delegados vão escolher oficialmente a ex-secretária de Estado na Convenção Nacional que o Partido Democrata realizará em julho na Filadélfia (Pensilvânia).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos