Enfrentamentos com tropas curdas no Iraque deixam 24 jihadistas mortos

Mossul (Iraque), 3 jun (EFE).- Pelo menos 24 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram nesta sexta-feira em ataques e enfrentamentos com as tropas curdas peshmergas nos arredores da cidade de Mossul, no norte do Iraque.

O líder das peshmergas em Al Jazer, Diduan Jorshid, disse à Agência Efe que o EI lançou um ataque contra os povoados de Tal al Laban e Zahret Jatun, que foram recuperados recentemente pelas forças curdas. Depois, foram desencadeados enfrentamentos, que duraram horas e deixaram dezenas integrantes do EI e oito soldados curdos feridos.

Jorshid acrescentou que a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos interveio e bombardeou os jihadistas, e dois veículos carregados com explosivos conduzidos por suicidas foram destruídos. Além disso, as peshmergas inutilizaram três veículos do EI e recuperaram uma grande quantidade de munição.

Por sua vez, as forças da região autônoma do Curdistão iraquiano repeliram outro ataque do EI contra localidades recentemente libertadas de Bashika, 14 quilômetros ao nordeste de Mossul.

Um líder das peshmergas, Gayaz al Suryi, disse à Agência Efe que pelo menos quatro terroristas morreram e outros 12 ficaram feridos no ataque e nos confrontos que aconteceram posteriormente.

As peshmergas lançaram uma grande ofensiva no início da semana, que lhes permitiu ficar a 15 quilômetros da cidade de Mossul, principal reduto do Estado Islâmico no Iraque. Nas operações participam 3 mil homens e contam com o apoio aéreo da coalizão internacional, que atua contra o EI no Iraque e na Síria.

O objetivo é recuperar o controle Mossul, nas mãos do EI desde junho de 2014, quando o grupo radical declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que domina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos