Enfrentamentos de grupo radical com polícia deixam 24 mortos na Índia

Nova Délhi, 3 jun (EFE).- Pelo menos 24 mortos, entre eles dois policiais, e cerca de 80 feridos é o resultado dos enfrentamentos entre a polícia e supostos seguidores de um grupo de extrema direita hinduísta na cidade de Mathura, no norte da Índia, informaram nesta sexta-feira fontes policiais.

O comissário de polícia Pradeep Bhatnagar, da Divisão de Agra, à qual pertence Mathura, no estado de Uttar Pradesh, disse à Agência Efe que entre os feridos há 50 civis e 30 policiais.

Os incidentes ocorreram durante a tarde de quinta-feira quando a polícia tentou dispersar um grupo de aproximadamente 2 mil pessoas, segundo Bhatnagar, de um parque público em cumprimento de uma ordem judicial.

"As pessoas tinham ocupado o Parque Jawahr durante dois anos e uma ordem foi emitida para que deixassem o lugar, mas eles não obedeceram e, finalmente, ontem a polícia compareceu para solicitar que saíssem pacificamente", relatou à Efe outra fonte policial que não quis ser identificada.

Quando a polícia tentou executar a ordem judicial, aconteceu uma confusão e os ocupantes do terreno dispararam contra os agentes, que responderam, o que acabou em um tiroteio, acrescentou a fonte.

Os ocupantes foram identificados por veículos de imprensa locais como integrantes do Swadheen Bharat Vidhik Satyagrahi, um grupo de extrema direita hinduísta.

As autoridades mobilizaram hoje um forte dispositivo policial na região dos enfrentamentos.

O ministro do Interior da Índia, Rajnath Singh, manifestou através do Twitter sua "angústia pela perda de vidas humanas nos incidentes de violência de Mathura".

Singh acrescentou que fez contato com o chefe do governo de Uttar Pradesh, Akilesh Yadav, para "revisar a situação" em Mathura e oferecer o apoio das autoridades do Executivo Central.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos