Governo e oposição prorrogam trégua em Darraya, subúrbio de Damasco

Moscou, 3 jun (EFE).- O governo e a oposição da Síria, com mediação de Rússia e Estados Unidos, prorrogaram nesta sexta-feira a trégua em Darayya, um subúrbio a cerca de cinco quilômetros de Damasco, anunciou o centro de coordenação russo para a reconciliação das partes em conflito na Síria.

"Por iniciativa da Rússia, e com o objetivo de garantir o envio seguro de ajuda humanitária da ONU à população da província de Damasco, foi feito um acordo para prorrogar a trégua em Darayya a partir da 0h01 local (18h01 de Brasília de ontem)", diz o boletim do centro de coordenação russo.

Até agora, 131 localidades sírias aderiram ao cessar-fogo adotado no país árabe no final do mês de fevereiro.

Por outro lado, a Rússia alertou que os grupos armados terroristas reagruparam suas forças nos últimos três dias em dois pontos das províncias de Aleppo e Idlib, próximos da fronteira com a Turquia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, advertiu que esta semana termina o prazo para que grupos armados opositores sírios se unam à trégua.

Lavrov lembrou que as unidades armadas da oposição que não adotarem o cessar-fogo se transformarão em alvos legítimos para os ataques da aviação russa, "independentemente de estarem ou não incluídos na lista (internacional) de terroristas".

A Rússia vem insistindo a várias semanas para que os grupos rebeldes concentrados em torno de Aleppo abandonem essas posições para permitir que o exército sírio possa atacar os jihadistas que se mantêm fortes na segunda maior cidade da Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos