Primeiro-ministro croata exige renúncia de dois vice-primeiro ministros

Zagreb, 3 jun (EFE).- A crise de governo na Croácia ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira com a exigência do primeiro-ministro, o independente Tihomir Oreskovic, da renúncia de seus dois vice-primeiros ministros e líderes das principais formações da coalizão no poder.

Em entrevista coletiva extraordinária, Oreskovic pediu a saída do líder da conservadora União Democrática Croata (HDZ), Tomislac Karamarko, e de Bozo Petrov, chefe do partido centrista Most.

"Peço que Karamarko e Petrov se retirem de seus cargos. Essa relação mútua é um empecilho para a Croácia", pediu Oreskovic.

O governo, que surgiu das eleições de novembro, é formado pelo HDZ e sua "Coalizão Patriótica", várias formações, desde camponeses até ultranacionalistas, e Most, um partido surgido no ano passado e que se declara centrista.

Oreskovic, ele mesmo um alto executivo do setor farmacêutico sem experiência política prévia, prometeu hoje perante a imprensa "uma batalha pela Croácia".

"Está claro que a situação política na qual nos encontramos prejudica os interesses nacionais", afirmou o chefe do Executivo, ao se mostrar convencido de que uma saída de Karamarko e Petrov faria possível que seu "governo tire o país da crise".

Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro rejeitou que vá deixar o cargo, como pediu a HDZ.

"Eu não renuncio e nem nunca tive intenção de fazer", disse Oreskovic, quem rejeitou a possibilidade de eleições antecipadas.

A cooperação entre HDZ e Most é frágil desde a formação da coalizão de governo em janeiro.

A disputa entre ambos viveu uma escalada quando o Most anunciou que ia apoiar uma moção de censura contra Karamarko, o que paralisou o trabalho do governo.

Os dirigentes de ambas formações exigiram mutuamente que deixem seu posto no Executivo.

O líder do HDZ é acusado de corrupção nas relações comerciais de sua mulher com o consórcio petroleiro húngaro MOL.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos