Rússia desdobra brigadas de infantaria mecanizada junto à Ucrânia

Moscou, 3 jun (EFE).- A Rússia iniciou o desdobramento de duas brigadas de infantaria mecanizada em suas fronteiras ocidentais, junto à Ucrânia, em resposta à crescente atividade da Otan na Europa oriental, revelou à Agência "Interfax" uma fonte militar russa.

"Ao mesmo tempo que foram formadas três novas divisões (para cobrir as fronteiras com a Europa), se realocaram para a fronteira ocidental duas brigadas de infantaria mecanizada desde o centro do país", explicou a fonte.

A 28ª brigada mecanizada, garantiu, começou a ser realocada desde Yekaterinburgo (Urais) à região de Briansk, enquanto a 23ª mudará seu lugar desde Samara à região de Belgorod.

"Sem dúvida, estas medidas são a resposta à crescente atividade da Aliança Atlântica perto das fronteiras da Rússia", afirmou o interlocutor.

No início deste ano, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou a criação de três novas divisões de infantaria mecanizada que terão suas bases nas regiões de Smolensk, na fronteira com Belarus; em Voronej e Rostov, fronteiriças com a Ucrânia.

A Otan pôs em 12 de maio no sul da Romênia componentes de seu escudo antimísseis, projetado e financiado pelos Estados Unidos, apesar das advertências e protestos da Rússia, que o considera um desafio para a estabilidade regional.

O presidente russo, Vladimir Putin, lançou durante seu recente visita a Atenas sua advertência mais dura à Romênia e Polônia sobre a iniciada dos escudos antimísseis, e chegou a afirmar que tomará medidas de represálias, já que considera o sistema defensivo uma clara ameaça a sua segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos