Cartel mexicano envia cabeça humana a candidato a deputado em Veracruz

Veracruz (México), 4 jun (EFE).- A aparição de uma cabeça humana com uma mensagem atribuída ao narcotráfico a um candidato a deputado nas eleições deste domingo foi um dos atos violentos registrados neste sábado no estado de Veracruz, no México, assim como ataques a sedes de partidos e a casas de políticos.

Os relatórios de autoridades municipais, policiais e ministeriais detalharam que este incidente, o mais grave do dia, ocorreu no município de Emiliano Zapata, no interior deste estado do oriente do México.

Junto com a cabeça foi deixada uma mensagem contra o prefeito do município e seu filho, o atual candidato a deputado local pela aliança entre o conservador Partido Ação Nacional (PAN) e o esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD).

A mensagem foi assinada pelo cartel de Los Zetas, que se queixou com o prefeito Daniel Olmos e seu filho, de mesmo nome, pela falta de complementos de acordos em troca de financiar sua campanha.

Além disso, no município de Álamo, no norte de Veracruz, ocorreu neste sábado um ataque armado à casa do dirigente municipal do PAN, Guillermo Martínez Sarmiento, que não deixou feridos.

Na madrugada deste sábado, a sede social do PRD no município de Xalapa também foi atacada com coquetéis molotov.

Ainda na sexta-feira a sede do governante Partido Revolucionário Institucional (PRI) no município turístico de Veracruz foi atacada com bombas incendiárias.

Em ambos casos não há registro de feridos, apenas danos materiais nas fachadas dos imóveis.

Neste domingo, em Veracruz, os cidadãos votarão para eleger seu governador e 50 deputados locais - 30 por eleição direta e 20 por representação proporcional - por um período de dois anos.

A campanha a governador em Veracruz esteve marcada por graves acusações contra vários de seus candidatos, entre eles o candidato do PAN-PRD, Miguel Ángel Yunes, que foi acusado de fazer parte de uma rede de pedófilos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos