Forças do regime entram em Al Raqqa, reduto do EI na Síria

Cairo, 4 jun (EFE).- As forças do regime entraram neste sábado na província síria de Al Raqqa, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), a partir da província de Hama, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

As forças governamentais avançaram nas últimas 24 horas no leste de Hama, até alcançar a fronteira de Al Raqqa, que está quase totalmente sob o controle dos jihadistas.

No avanço, foram registrados violentos enfrentamentos entre o EI e as tropas sírias, que contam com o apoio da aviação russa, na região de Azariya, no leste de Hama, e pelo menos 26 jihadistas morreram, assim como nove militares do regime, de acordo com o Observatório.

A agência de notícias oficial síria, "Sana", também informou ontem dos avanços realizados pelo Exército em Azariya, onde conseguiram cortar a principal via de provisão do EI após retomar o controle de uma praça e um cruzamento de estradas. Segundo a agência governamental, muitos jihadistas foram abatidos ou feridos nas operações militares. O total de vítimas, no entanto, não foi especificado.

O Observatório explicou que as forças governamentais querem chegar ao Rio Eúfrates e recuperar o controle da estrada que liga Al Raqqa à província de Aleppo.

Se as tropas sírias conseguirem retomar esta região estratégica, o EI ficará cercado na província de Aleppo por três lados: por parte do regime, pelo sul e sudoeste; pelos rebeldes, no oeste de Aleppo; e pelas Forças da Síria Democrática (FSD), pelo leste da província. Por sua vez, as FSD, milícia curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos, recuperaram o domínio de outra aldeia na província de Aleppo.

As FSD também lançaram uma ofensiva em 24 de maio contra os terroristas na província de Al Raqqa, onde reconquistaram dez municípios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos