Forças iraquianas conquistam área ao norte de Faluja

Bagdá, 4 jun (EFE).- As forças iraquianas tomaram neste sábado o controle da região de Al Saqlawia, ao norte da cidade de Faluja, após dias de enfrentamentos com o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou à Agência Efe uma fonte de segurança que não quis ter o nome revelado.

A fonte da província de Al-Anbar, onde Faluja se encontra, detalhou que as forças iraquianas hastearam a bandeira nacional no prédio oficial da administração de Al Saqlawia. A operação foi realizada por unidades do Exército do Iraque e da milícia xiita pró-governo Multidão Popular, que contaram com o apoio da aviação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Neste momento, violentos enfrentamentos acontecem entre as tropas iraquianas e os jihadistas no centro de Al Saqlawia, no qual as forças governamentais entraram nesta manhã. Segundo a fonte, dezenas de jihadistas foram mortos ou feridos nos combates.

As forças iraquianas buscam retomar o controle total de Al Saqlawia e isolá-la, para que o EI não receba provisões em Faluja.

A fonte acrescentou que a aviação da coalizão internacional bombardeou de forma "minuciosa" alguns grupos de jihadistas em Al Saqlawia e provocou a morte de pelo menos 20 combatentes.

As forças iraquianas lançaram uma ofensiva sobre a cidade de Faluja no início da semana e realizaram avanços nos arredores dela, mas as ações são lentas devido à resistência do EI e à presença milhares de civis na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos