Boca de urna mostra Keiko Fujimori e Kuczynski tecnicamente empatados

Lima, 5 jun (EFE).- Os candidatos Keiko Fujimori e Pedro Pablo Kuczynski, que disputam neste domingo o segundo turno das eleições presidenciais do Peru, estão tecnicamente empatados, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas no fechamento das mesas de votação.

A pesquisa da Ipsos outorga uma ligeira vantagem de oito décimos a Kuczynski ao conceder-lhe 50,4% dos votos, contra 49,6% de Keiko.

A empresa privada GfK também dá vantagem a Kuczynski, do movimento Peruanos pelo Kambio (PPK), com 51,2% contra 48,8% para a filha de Alberto Fujimori, do partido Força Popular.

No entanto, a empresa privada TPI mostra Keiko Fujimori com 51,1% dos votos e Kuczynski com 48,9%.

Todas as empresas de opinião assinalaram que se trata de um empate técnico.

As empresas anunciaram que emitirão seus primeiros números de uma contagem rápida por volta de 19h (horário local, 21h de Brasília), enquanto o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) dará dados oficiais, com cerca de 30% da apuração, a partir de 21h (23h).

Os colégios eleitorais para o segundo turno das eleições presidenciais do Peru fecharam às 16h (18h) após uma jornada sem maiores incidentes, salvo a demora em instalar algumas mesas de votação e a presença de propaganda eleitoral ao redor de alguns locais.

Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) - que atualmente está na prisão -, e o ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski tentam suceder o atual presidente, Ollanta Humala, para o período 2016-2021.

Cerca de 23 milhões de eleitores estavam convocados a votar hoje em 77.307 colégios eleitorais, em um pleito resguardado por 100.000 agentes da polícia nacional e das forças armadas.

Um total de 884.924 peruanos residentes no exterior, que representam 3,86% do eleitorado, também pôde participar das eleições.

O pleito também contou com a presença de missões de observação de diferentes organismos como a União Europeia (UE) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos