Nível do Sena em Paris continua baixando lenta e progressivamente

(Atualiza com novos dados).

Paris, 5 jun (EFE).- As águas do rio Sena em sua passagem por Paris continuam baixando de nível, embora de forma muito lenta e progressiva, após atingir seu pico na noite da sexta-feira para sábado, informou neste domingo a ministra do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal.

Às 17h (horário local, 12h de Brasília) a estação de medição de Austerlitz, no coração da capital francesa, registrava uma altura do Sena de 5,62 metros, após seu teto de 6,09 metros da noite anterior, a maior desde 1982.

"O ritmo de queda do nível do Sena dependerá das precipitações que venham nos próximos dias. Em qualquer caso, o descenso seguirá sendo lento em Paris até terça-feira", explicou Royal em entrevista coletiva.

A ministra chamou a atenção para alguns afluentes do Sena, como o Essonne, que experimenta "uma cheia excepcional" cujo pico chegará em breve a Corbeil, 30 quilômetros ao sul da capital, com risco de transbordamento.

Nos departamentos de Eure e Seine-Maritime, perto da foz do rio na Normandia, onde tinha sido declarado o alerta vermelho pelo temor de um transbordamento, as autoridades rebaixaram hoje o nível de vigilância para laranja.

Por sua vez, o serviço de prevenção Vigicrues afirmou que as chuvas dos próximos dias não devem ter excessivo impacto na possibilidade de novas inundações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos