Principal milícia xiita do Iraque anuncia que não entrará em Faluja

Bagdá, 5 jun (EFE).- A Multidão Popular, a principal milícia xiita do Iraque, anunciou neste domingo que sua missão na luta para libertar a cidade oriental de Faluja do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foi concluída, por isso suas forças não entrarão na região.

"A segunda fase da batalha para libertar Faluja terminou e com isso terminou o trabalho que foi encomendado à Multidão (Popular)", declarou o vice-presidente da Multidão Popular, Abu Mahdi al-Muhandis, em entrevista coletiva.

Conforme explicou, sua missão era libertar as regiões de Al Karma, Al Saqlauiya e Albu Shayel, próximas a Faluja, em parceria com a Polícia Federal, Exército, Aeronáutica e outros aliados. Ele garantiu que os milicianos xiitas continuarão dando apoio às tropas que combatem na cidade e que a Multidão Popular só entrará em ação "se a situação exigir".

O líder da milícia xiita disse que agora a missão de entrar na cidade será responsabilidade do Exército iraquiano. Além disso, antecipou que Faluja está totalmente cercada, exceto a área que faz fronteira com o Rio Eufrates, que perdeu a conexão com todas as outras províncias.

Ele também alertou que há mais de 40 mil civis cercados em Faluja e revelou os locais onde eles estão. Nesse sentido, disse que mais de 200 famílias fugiram da cidade cruzando o Rio Eufrates e se encontram agora em áreas controladas pelas forças iraquianas.

Segundo ele, as tropas iraquianas e a Multidão Popular acolheram mais de 8 mil civis que saíram de Faluja por diferentes pontos e os transferiram a lugares seguros.

Al-Muhandis afirmou que depois da batalha de Faluja, a Multidão Popular seguirá em direção à cidade de Mossul, controlada pelo EI desde junho de 2014.

"Ninguém vai nos impedir de irmos a Mossul. Perseguiremos o EI até fora do Iraque", ressaltou Al-Muhandis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos