Simpatizantes de Keiko Fujimori e Kuczynski se reúnem nos locais de campanha

Lima, 5 jun (EFE).- Dezenas de simpatizantes dos candidatos à presidência do Peru, Keiko Fujimori e Pedro Pablo Kuczynski, se reuniram neste domingo em seus respectivos locais de campanha em Lima após o fechamento dos colégios eleitorais.

Os porta-vozes de ambas formações políticas mostraram cautela após saberem que três pesquisas de boca de urna mostraram um empate técnico entre os candidatos, com uma leve vantagem em duas delas para Kuczynski e em uma para Keiko Fujimori.

Nos últimos dias, Kuczynski, de 77 anos e ex-ministro de Economia no governo de Alejandro Toledo, conseguiu diminuir a vantagem que as pesquisas davam durante a campanha a Keiko Fujimori, de 41 anos.

Após conhecer as primeiras pesquisas, Keiko cumprimentou brevemente seus eleitores do terraço do Hotel Meliá, onde a candidata do partido fujimorista Força Popular se encontra à expectativa de conhecer os primeiros resultados oficiais.

Kuczynski, por sua parte, ainda está em casa acompanhado de sua família e da equipe técnica de seu movimento, Peruanos Pelo Kambio (PPK), enquanto seus simpatizantes o esperam em seu local de campanha, situado perto de sua residência.

As empresas de pesquisa anunciaram que emitirão seus primeiros números de uma contagem rápida por volta de 19h (horário local, 21h de Brasília), enquanto o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) dará dados oficiais, com cerca de 30% da apuração, a partir de 21h (23h).

A apuração dos votos já começou nos mais de 5.000 locais de votação distribuídos por todo o território peruano depois do fechamento dos colégios eleitorais às 16h (18h).

Cerca de 23 milhões de eleitores estavam convocados a votar hoje em 77.307 colégios eleitorais e escolher o novo presidente do Peru, que sucederá Ollanta Humala.

Um total de 884.924 peruanos residentes no exterior, que representam 3,86% do eleitorado, também pôde participar das eleições.

Keiko Fujimori ganhou o primeiro turno das eleições presidenciais, realizado no dia 10 de abril, ao obter 39,85% dos votos, contra 21,01% de Kuczynski.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos