Haiti realizará novas eleições presidenciais em outubro

Porto Príncipe, 6 jun (EFE).- O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti invalidou nesta segunda-feira as eleições presidenciais realizadas no ano passado e convocou um novo pleito para o dia 9 de outubro.

O presidente do CEP, Lèopold Berlanger, anunciou em entrevista coletiva que nesta data será realizado o primeiro turno, e, caso necessário, o segundo acontecerá em 8 de janeiro do ano que vem.

Desta forma, o Conselho segue as recomendações contidas no relatório da Comissão de Verificação, entregue em 30 de maio, sobre os resultados do primeiro turno.

O conselho também realizará eleições legislativas pendentes em algumas regiões do país.

"Depois do trabalho da comissão, estamos convencidos de que é preciso mudar muitas coisas na maquinaria eleitoral. As observações foram corretas, e por isso temos a obrigação de avançar rumo a eleições democráticas", afirmou Berlanger.

A Comissão de Verificação propôs a anulação do pleito por ter detectado sérias irregularidades e recomendou a realização de um novo processo eleitoral. Entre os erros detectados está o de que é impossível determinar o número de eleitores que exerceram o voto, além da ocorrência de "fraudes".

"As fraudes ocorreram em todo o sistema eleitoral, de cima abaixo", disse a Comissão de Verificação.

Após o anúncio de um novo pleito, o Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), rejeitou a convocação e convocou seus apoiadores a protestarem hoje nas ruas contra o governo e a decisão do CEP.

O candidato do PHTK é Jovenel Moise, que, segundo os resultados divulgados após o pleito de outubro, ficou em primeiro junto com o opositor Jude Celestin, com quem deveria disputar o segundo turno que foi adiado em três ocasiões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos