Obama visitará Espanha de 9 a 11 de julho

Washington, 6 jun (EFE).- O presidente dos EUA, Barack Obama, visitará a Espanha de 9 a 11 de julho, onde se reunirá com o rei Felipe VI e com o presidente do Governo interino, Mariano Rajoy, anunciou nesta segunda-feira a Casa Branca.

A visita de Obama à Espanha, "um importante aliado da Otan", servirá para destacar "a robusta cooperação em segurança, a forte relação política e econômica, e os laços de longa data", explicou em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

Antes da visita à Espanha, Obama viajará para Varsóvia (Polônia), entre 7 e 9 de julho, para participar da cúpula da Otan.

Durante sua estadia em Varsóvia, Obama prevê se reunir com o presidente polonês, Andrzej Duda, para analisar o estado das relações bilaterais, e também com as máxima autoridades da União Europeia (UE), com que abordará a luta contra o terrorismo e a crise dos refugiados, entre outros temas, segundo a Casa Branca.

Em setembro, Obama disse estar "profundamente comprometido" em manter uma relação "com uma Espanha forte e unida", após receber na Casa Branca o rei Felipe VI.

Após esse encontro, Obama afirmou, além disso, que esperava poder viajar à Espanha antes da conclusão de seu mandato, em janeiro de 2017, e destacou a "grande amizade" entre os dois países.

Em abril, o ministro espanhol de Relações Exteriores interino, José Manuel García-Margallo, comentou aos jornalistas em Washington que Obama tinha postergado sua viagem prevista à Espanha à espera da formação de um novo governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos