Explosão em cidade iraquiana deixa 5 mortos e 10 feridos

Bagdá, 7 jun (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas nesta terça-feira na explosão de um carro-bomba em Karbala, cidade iraquiana sagrada para os xiitas, informou uma fonte de segurança à Agência Efe.

A explosão aconteceu perto de uma área comercial no bairro de Al Muadafin, no centro da cidade, causando um incêndio que destruiu o local e danificou edifícios próximos. De acordo com a fonte, que preferiu não ter o seu nome revelado, as forças de segurança foram ao local da explosão e transferiram os feridos a um hospital próximo para que fossem atendidos. O número de mortos ainda é provisório devido ao fato de alguns feridos estarem em estado grave.

A cidade de Karbala, localizada 110 quilômetros ao sul de Bagdá e onde fica o túmulo dos netos de Maomé, Abbas e Husayn, está com forte segurança por causa da chegada diária de peregrinos xiitas a esta cidade santa. Segundo a tradição xiita, Husayn e seus seguidores morreram quando tentavam libertar os povos da região da tirania do segundo califa omíada, Yazid Ibn Muawiyah, que lhes venceu com artimanhas (obrigando o grupo a passar fome e sede), com uma força superior a de 30 mil homens e matou todo o grupo.

A batalha de Karbala marcou o cisma entre as confissões sunita e xiita, as duas principais do islã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos