Lula não joga a toalha, mas admite que tem idade para se aposentar

Rio de Janeiro, 6 jun (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não parece disposto a jogar a toalha no meio da tempestade que castiga o país e estremece seu partido, o PT, mas admitiu nesta segunda-feira que "é cedo" para pensar nas eleições de 2018 e reconheceu que tem idade para se aposentar.

"É muito cedo para discutir 2018. Tem muita gente boa, muita gente nova e eu já tenho idade para me aposentar", afirmou hoje o ex-presidente, de 70 anos, durante um evento organizado no Rio de Janeiro em defesa das empresas públicas e contra o governo do presidente interino Michel Temer.

Diante de centenas de simpatizantes, Lula enalteceu a "revolução" do PT e de seu governo e reviveu o tom contestador de seus anos como sindicalista para encorajar à militância do partido, que atravessa seu pior momento na história devido às acusações de corrupção que atingem o próprio ex-presidente.

"Queria dizer a cada um de vocês, a cada homem e a cada mulher deste país, que não pensem que vão destruir tudo o que fizemos", afirmou Lula.

"Fizemos a maior revolução social do mundo sem dar um único tiro, sem matar uma única pessoa", acrescentou o ex-presidente.

"Não vão nos impedir de andar pelo país para fazer as denúncias que temos que fazer", advertiu o petista, enquanto era interrompido por gritos de "Fora Temer!" e "Volta 'Querida'!" em alusão à presidente afastada Dilma Rousseff.

"O Temer acaba de dar um golpe, não na Dilma, mas na decisão que o Senado tomou. O Senado apenas o colocou como presidente interino. Ele não tinha direito de fazer o que ele fez. Cortou até o almoço da Dilma. Amanhã vamos comer marmitex", denunciou Lula.

"Não estou dizendo que a Dilma não cometeu equívocos. Ela cometeu. E nós queremos que ela volte. Exatamente para ela corrigir os erros que nós cometemos", concluiu o ex-presidente, enquanto o público o ovacionava aos gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos