Ataques jihadistas em Aleppo deixam 20 mortos e 40 feridos, diz Rússia

Moscou, 8 jun (EFE).- Mais de 20 civis morreram e 40 ficaram feridos nas últimas horas em ataques de grupos jihadistas contra dois bairros da cidade síria de Aleppo, informou nesta quarta-feira o Centro de coordenação russo para a reconciliação das partes em conflito na Síria.

"Os ataques se dirigiram contra edifícios administrativos e casas nos bairros de Al Muhafaza e Al Midan, onde morreram mais de 20 pessoas e cerca de 40 ficaram feridas de diversas gravidades", explicou a veículos de imprensa russos um porta-voz do Centro de coordenação.

Os militares russos atribuíram os ataques à organização terrorista Frente al Nusra e às milícias do Movimento Islâmico dos Livres de Sham, um grupo supostamente moderado integrado na Comissão Suprema para as Negociações que representa a oposição síria no processo de paz de Genebra.

Ao mesmo tempo, acrescentou o porta-voz militar russo, os dois grupos armados continuaram hoje sua ofensiva contra o bairro curda de Sheikh Maksud, em cujas acessos se concentram, segundo Moscou, cerca de 2 mil guerrilheiros e armamento pesado.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advertiu há dois dias que a aviação russa bombardeará as posições dos terroristas na segunda cidade síria, após acabar o prazo para que a oposição se some à trégua.

"O que está ocorrendo agora em Aleppo já tínhamos advertido aos americanos. E eles sabem que apoiaremos da maneira mais ativa desde o ar o Exército sírio para que não permita a tomada de territórios por parte dos terroristas", disse o chefe da diplomacia russa.

Vários deputados e militares russos advogaram no fim de semana para que a aviação russa retome seus bombardeios contra os jihadistas em Aleppo, após o contra-ofensiva lançada no sábado pela Frente al Nusra contra os bairros controlados pelas milícias curdas e as forças governamentais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos