Brasil e Chile destacam processo de paz na Colômbia

Santiago do Chile, 8 jun (EFE).- Brasil e Chile destacaram nesta quarta-feira o processo de paz na "República irmã da Colômbia", durante a 7ª reunião do grupo de trabalho bilateral de Defesa que está sendo realizada em Santiago.

O subsecretário de Defesa chileno, Marcos Robledo, junto ao chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, Ademir Sobrinho, manifestaram sua "satisfação" pela profundidade do diálogo e os compromissos adquiridos na Colômbia.

No último dia 30 de março, o governo colombiano e o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram em Caracas a instalação de uma mesa de conversas, que se soma ao processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com a qual se buscará um acordo para pôr fim ao conflito armado no país.

De acordo com esse anúncio, as sessões da mesa de negociações entre o governo colombiano e a segunda maior guerrilha do país se desenvolverão no Brasil, Equador, Venezuela, Chile e Cuba, países que atuarão como fiadores, junto à Noruega.

Tanto Robledo como Sobrinho concordaram em classificar o processo de paz na Colômbia "como o maior desafio que nossa região enfrenta atualmente".

Também destacaram a estreita relação existente em matéria de Defesa entre Brasil e Chile, assim como a extensão de sua agenda de trabalho rumo a novas áreas de interesse comum, como a experiência em operações de paz, em matéria de cibersegurança e as contribuição das forças armadas em cenários de catástrofes e desastres naturais.

Em matéria regional, um ponto central da reunião foi o Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul, onde as delegações deram conta de suas responsabilidades no marco do "Plano de Ação 2016" e a projeção prevista para seu efetivo cumprimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos