Exército iraquiano repele grande ataque suicida do EI em Ninawa

Mossul (Iraque), 8 jun (EFE).- As forças iraquianas conseguiram repelir um grande ataque de combatentes e suicidas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província setentrional de Ninawa, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte militar.

O porta-voz do Comando das Operações para a libertação de Ninawa, coronel Feras Sabri, explicou que na ofensiva lançada ontem à noite participaram dezenas de extremistas, entre eles suicidas com carros-bomba e cinturões com explosivos.

A resistência do Exército e suas forças aliadas terminou com a morte de pelo menos 17 membros do EI, enquanto nas fileiras governamentais só houve feridos, segundo Sabri.

O ataque teve como alvo posições militares defensivas no distrito de Majmur, cerca de 55 quilômetros ao sul de Mossul, capital de Ninawa, em zonas liberadas recentemente do controle jihadista.

O EI denominou sua ofensiva "Gazua Ramadan", que em árabe significa "A incursão do Ramadã", em alusão ao mês de jejum sagrado muçulmano que começou na segunda-feira passada.

O ataque derivou em intensos confrontos -que duraram várias horas- entre os jihadistas e as tropas iraquianas, apoiadas pela milícia sunita Multidão dos Clãs e pelos aviões de combate da coalizão internacional, liderada pelos EUA.

Por outro lado, um comandante das forças curdas peshmergas na frente de Majmur, Reshad Kalali, informou que hoje explodiram de novo combates entre o EI e forças mistas dos Exércitos iraquiano e curdo em aldeias da região de Al Qayara, próxima a Majmur.

Nos enfrentamentos morreram três membros do EI e oito ficaram feridos, além de dois soldados curdos.

Os peshmergas lançaram uma grande ofensiva no fim do mês passado, que lhes permitiu se situar a 15 quilômetros da cidade de Mossul, principal reduto do EI no Iraque desde sua conquista em junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos