Facções rebeldes lançam contraofensiva contra Estado Islâmico na Síria

Beirute, 8 jun (EFE).- Várias facções rebeldes da Síria lançaram nesta quarta-feira uma contraofensiva contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) nas imediações de Marea, cidade cercada pelos jihadistas na província de Aleppo, no norte do país.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) detalhou que ocorreram combates nas imediações de Marea, um importante reduto rebelde de Aleppo que foi alvo de um ataque do EI no final de maio, no qual os radicais conquistaram vários povoados nos arredores.

O OSDH afirmou que os insurgentes tomaram hoje dos extremistas o controle das populações de Kalyibrin e Sandaf.

Os grupos armados opositores de Marea lançaram esta ofensiva contra os jihadistas depois que nas últimas horas anunciaram em um vídeo sua adesão à Brigada Muatasem Bilah, do Exército Livre Sírio (ELS), com o apoio dos Estados Unidos.

Atualmente, o EI está sendo combatido em várias frentes na Síria. Os terroristas enfrentam as Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança curdo-árabe, no norte da província de Al Raqqa e na cidade de Manbech, em Aleppo; enquanto lutam contra os efetivos governamentais sírios nas regiões centrais de Homs e Hama, assim como em Aleppo.

Há quatro dias, o exército sírio entrou na província de Al Raqqa, bastião principal do EI na Síria, partindo da vizinha Hama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos