Hillary Clinton vence primária democrata do Novo México

Washington, 7 jun (EFE).- A ex-secretária de Estado Hillary Clinton e virtual candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos venceu nesta terça-feira as primárias do Novo México da legenda, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Hillary superou seu adversário pela indicação partidária à disputa presidencial, o senador Bernie Sanders, e com isso ficará com a maioria dos 34 delegados em disputa neste estado, ainda segundo as projeções, o que lhe ajudará a ser escolhida como candidata na convenção nacional democrata de julho, na Filadélfia.

A vitória de Hillary no Novo México ocorreu um dia depois de uma pesquisa da rede de televisão "NBC" apontar que ela já dispõe do número de delegados necessário para vencer a disputa interna do partido.

A jornada desta terça-feira de eleições primárias dos partidos Democrata e Republicano que ocorre em seis estados é, na prática, a última do processo de prévias estaduais visando as eleições de novembro nos EUA, já que, depois dessa de hoje, faltará apenas, e só no caso dos democratas, a primária do Distrito de Columbia, no próximo dia 14, onde está em jogo o apoio de 20 delegados.

Hoje os eleitores do Partido Democrata também votaram em Nova Jersey (onde Hillary venceu), Dakota do Norte (vitória de Sanders), Dakota do Sul, Montana e Califórnia, este último o estado mais populoso do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos