Kerry diz que candidatura de Hillary é "histórica" e merece ser celebrada

Washington, 8 jun (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou nesta quarta-feira que a virtual indicação de Hillary Clinton como candidata presidencial democrata é algo "verdadeiramente histórico", dado que é a primeira mulher a alcançar tal feito, e merece ser celebrado por todos no país.

"Como pai de duas filhas, estou orgulhoso, acredito que é uma grande oportunidade para que a nação se una", comentou Kerry durante uma viagem da China para os Emirados Árabes Unidos a um grupo de jornalistas.

Após ter alcançado na segunda-feira o número de delegados necessário para a indicação, Hillary praticamente se tornou ontem à noite candidata presidencial democrata, com vitórias em quatro estados (Califórnia, Novo México, Nova Jersey e Dakota do Sul) dos seis que realizaram as primárias.

Hillary, ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama, é a primeira mulher que lidera a candidatura presidencial de um dos dois grandes partidos dos EUA e, se ganhar em novembro, se tornará a primeira presidente nos mais de dois séculos de história do país.

"É um grande avanço" e todos os americanos, tanto democratas como republicanos, "deveriam estar orgulhosos", ressaltou Kerry.

O secretário de Estado substituiu Hillary na chefia da diplomacia americana e foi candidato presidencial democrata nas eleições de 2004, quando foi derrotado perante o republicano George W. Bush.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos