Michel Temer recebe chanceler do Paraguai em Brasília

Brasília, 8 jun (EFE).- O presidente interino do Brasil, Michel Temer, recebeu nesta quarta-feira o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, que realiza sua primeira visita ao país desde que Dilma Rousseff foi suspensa de suas funções.

Temer e Loizaga fizeram um repasse das relações bilaterais e ratificaram o compromisso do Brasil e Paraguai com o processo de integração regional, segundo explicaram à Agência Efe fontes oficiais.

Loizaga, o primeiro chanceler que visita Brasília após a decisão do Senado que afastar Dilma do cargo, será recebido hoje mesmo por seu colega José Serra, com quem também analisará a agenda bilateral.

Os chanceleres porão especial atenção aos assuntos de caráter comercial e de integração física, mas também abordarão diversos aspectos de índole regional.

Entre eles, estará em pauta da crise na Venezuela e o debate aberto na Organização dos Estados Americanos (OEA) após a proposta do secretário-geral desse organismo, o uruguaio Luis Almagro, de ativar a Carta Democrática interamericana contra esse país.

A OEA optou não por acolher a posição de Almagro e, a pedido de Argentina, se inclinou por renovar suas chamadas a um diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição venezuelana.

Embora não tenha obstaculizado sua aprovação, o Paraguai considerou que essa declaração da OEA foi "inadequada", sobretudo porque não pediu à Venezuela que garanta que neste mesmo seja realizado o referendo revogatório do mandato de Maduro, como exige a oposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos