Nazarbayev diz que terroristas de Aktobe recebiam ordens do exterior

Astana, 8 jun (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, disse nesta quarta-feira que os "terroristas" que realizaram um ataque na cidade de Aktobe no final de semana "receberam instruções do exterior".

Em seu primeiro comentário público após o ataque de domingo passado no qual morreram mais de 12 pessoas, Nazarbayev declarou um dia de luto pelas vítimas e lembrou que "o extremismo e o terrorismo constituem uma ameaça tanto a nosso país como ao mundo inteiro".

O ataque foi um "ato de terrorismo organizado pelos seguidores de movimentos radicais pseudorreligiosos, que receberam ordens do exterior", afirmou o presidente.

"Nós tomaremos sempre medidas estritas que acabem com os extremistas e terroristas. Todos sabemos que as chamadas 'revoluções de cor' utilizaram vários métodos e provocaram protestos, assassinatos e tentativas de tomar o poder. Até o momento, vemos os sinais de todos estes fenômenos em nosso país", explicou o presidente cazaque.

Em reunião hoje em Astana, Nazarbayev pediu para o presidente do Comitê de Segurança Nacional, Vladimir Zhumakanov, intensificar os esforços de luta contra o terrorismo.

"Sabemos que estão na região e sabemos quem são. Temos que deter todos e cada um deles. Liquidar todos os que oponham resistência armada. Eles devem ser castigados com todo o rigor da lei", disse o presidente a Zhumakanov a portas fechadas segundo, seu escritório de imprensa.

No domingo passado, mais de duas dúzias de homens armados atacaram dois arsenais e uma base militar da Guarda Nacional em Aktobe.

Pelo menos 12 pessoas morreram durante o tiroteio: dois civis, um guarda de segurança, três militares e seis dos agressores.

Em resposta, as forças de segurança começaram imediatamente uma operação antiterrorista na cidade.

"Até o momento, 13 criminosos morreram, quatro ficaram feridos e sete continuam em liberdade", comentou o porta-voz do Ministério do Interior, Almas Sadubayev, ontem em entrevista coletiva.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos