Obama parabeniza Hillary e Sanders por campanha democrata "inspiradora"

Washington, 7 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, parabenizou Hillary Clinton nesta terça-feira por uma campanha "inspiradora" depois que a ex-secretária de Estado conseguiu a virtual candidatura presidencial do Partido Democrata e agradeceu a seu rival, o senador Bernie Sanders, por ter motivado milhões de americanos, informou a Casa Branca.

"Esta noite, o presidente Obama telefonou para a secretária (de Estado) Clinton e para o senador Sanders. O presidente parabenizou ambos os candidatos por terem realizado campanhas inspiradoras que motivaram os democratas", afirmou o escritório de imprensa da Casa Branca em comunicado.

Sobre Hillary, Obama ressaltou que "sua histórica campanha inspirou milhões e é uma extensão de sua vida dedicada à luta pelas famílias de classe média e as crianças".

Por outro lado, o presidente destacou "o vigor dado por Sanders a milhões de americanos em temas como o combate à desigualdade econômica e a influência de interesses especiais em nossa política".

Obama, no entanto, evitou oferecer apoio formal a Hillary, um movimento que deve fazer nos próximos dias.

Além disso, o comunicado presidencial anunciou que Obama se reunirá na quinta-feira com Sanders na Casa Branca, a pedido do senador, para continuar "a conversa sobre os temas em jogo para as famílias de trabalhadores americanos".

Hillary enfrentará o virtual candidato republicano, o magnata nova-iorquino Donald Trump, para decidir nas eleições presidenciais de novembro quem será o sucessor de Obama na Casa Branca em janeiro. EFE

afs/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos