Partido direitista FPÖ impugna eleições presidenciais da Áustria

Viena, 8 jun (EFE).- O direitista Partido Liberal da Áustria (FPÖ) impugnou nesta quarta-feira oficialmente o resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 22 de maio, nas quais seu candidato, Norbert Hofer, perdeu por apenas 30 mil votos contra o ecologista Alexander Van der Bellen, informa a agência "APA".

Na queixa apresentada ao Tribunal Constitucional da Áustria, o FPÖ afirma que houve vários erros e irregularidades na apuração dos votos por correio, que terminou sendo decisiva para que Van der Bellen vencesse.

A impugnação redigida pelos advogados do FPÖ tem cerca de 150 páginas e os altos juízes deverão decidir sobre ela antes de 8 de julho, para quando está previsto -segundo a lei- a transferência de poderes ao novo presidente federal.

O líder do FPÖ, Heinz Christian Strache, deve oferecer hoje uma entrevista coletiva em Viena na qual elaborará sua denúncia.

Imediatamente após o ajustado resultado eleitoral, com 50,35% para Van der Bellen e 49,65% para Hofer, o FPÖ assegurou que houve irregularidades na apuração, sobretudo com a relacionada com a abertura de envelopes de votos por correio.

Mais de 700 mil eleitores austríacos usaram a possibilidade de votar por correio, com uma desproporcional porcentagem a favor do candidato ecologista, como já aconteceu no primeiro turno.

O resultado final e oficial do pleito foi anunciado em 1 de junho passado.

Segundo especialistas citados pela "APA", os juízes do Alto Tribunal podem, caso encontrem violações relevantes da lei eleitoral, sempre e quando tenham um impacto decisivo sobre o resultado, anular parte do processo eleitoral.

Isso poderia significar repetir a votação ou a apuração em alguns lugares, embora não em todo o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos