Sanders vence Hillary em primária democrata em Montana

Washington, 7 jun (EFE).- O senador Bernie Sanders se impôs nesta terça-feira sobre sua rival Hillary Clinton nas eleições primárias do Partido Democrata dos Estados Unidos para escolher o candidato à presidência no estado de Montana, no noroeste do país, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

A vitória garante ao veterano senador a maioria dos 21 delegados em jogo nesse estado agrícola e majoritariamente branco, apesar de Hillary já ter alcançado o número de delegados necessários para ser indicada oficialmente.

O veterano senador, que se autoproclama um "socialista democrático", conquistou mais uma vitória no noroeste do país, onde colheu bons resultados, já que também ganhou nas primárias dos estados de Washington, Oregon, Idaho e Wyoming.

A vitória de Sanders em Montana acontece um dia depois que um levantamento da emissora "NBC" determinou que Hillary já conta com os delegados necessários para ser a candidata do partido, e na mesmo dia em que ela se proclamou vencedora do processo eleitoral interno do partido e, portanto, virtual candidata presidencial.

A jornada eleitoral desta terça-feira é, na prática, a última do processo de primárias nos EUA, já que só faltam votar, e apenas entre os democratas, os eleitores do Distrito de Columbia, no próximo dia 14, onde fica a capital Washington e estão em jogo 20 delegados.

Além de Montana, os democratas também votaram hoje em Nova Jersey, Novo México e Dakota do Sul (onde Hillary venceu), Dakota do Norte (com vitória de Sanders), e Califórnia, o estado mais populoso do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos