Trump vence na Califórnia e confirma triunfo nas prévias republicanas nos EUA

Los Angeles (EUA), 7 jun (EFE).- O virtual candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu nesta terça-feira a primária na Califórnia, que ratifica seu contundente triunfo nas primárias do partido conservador e assegura sua indicação para a disputa com a democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

O magnata nova-iorquino, o único candidato que permanecia na disputa republicana, venceu com contundência na Califórnia e levou os outros quatro estados em disputa nesta "Super Terça": Nova Jersey, Novo México, Dakota do Sul e Montana.

A Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e recompensa o ganhador com um total de 172 delegados.

Antes de se saber os resultados do grande estado da costa oeste dos EUA, Trump compareceu diante de seus simpatizantes em Nova York, aos quais prometeu que nunca irá "decepcioná-los" e disse que venceu "um sistema manipulado".

Trump já tinha alcançado há algumas semanas os 1.237 delegados necessários para garantir a candidatura republicana na Convenção Nacional do partido, que acontece em Cleveland (Ohio), em julho, após uma polêmica campanha na qual criticou diretamente o 'establishment' do Partido Republicano e os imigrantes hispânicos.

Em seu discurso desta noite, Trump atacou diretamente Hillary Clinton, com quem disputará a presidência em novembro.

"Os Clintons conseguiram fazer do enriquecimento pessoal uma forma de arte", destacou Trump, que também anunciou uma entrevista coletiva para a próxima semana, na qual revelará segredos de Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos