Um dos traficantes de refugiados mais procurados do mundo é detido no Sudão

Londres, 8 jun (EFE).- O eritreu Mered Medhanie, um dos traficantes de refugiados mais procurados do mundo, foi detido em Cartum, a capital do Sudão, em uma operação na qual participaram a Agência Nacional Britânica contra o Crime (NCA, sigla em inglês) e o centro de escutas GCHQ, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira em Londres.

Apelidado de "o general", Medhanie está vinculado com uma rede internacional de tráfico de pessoas e é considerado responsável pela morte de centenas de refugiados no Mar Mediterrâneo.

A NCA indicou hoje que Medhanie, de 35 anos, foi detido na capital sudanesa no mês de maio antes de ser extraditado ontem para a Itália.

"Medhanie é totalmente indiferente à vida humana. Apesar de operar a milhares de milhas daqui, sua atividade criminosa tinha impacto no Reino Unido. Não há dúvidas de que Medhani pensava que estava fora do alcance da Justiça europeia, mas pudemos oferecer apoio aos italianos para localizá-lo no Sudão", disse hoje o subdiretor da NCA, Tom Dowdall.

Segundo a Justiça italiana, Medhani foi responsável pela morte de 359 migrantes que se afogaram quando o bote em que viajavam naufragou em águas próximas da ilha de Lampedusa em 2013.

Em uma conversa que foi interceptada pelo serviço secreto, é possível ouvir como o eritreu gargalhava ao saber da sobrecarga fatal das embarcações com migrantes, segundo a NCA.

Em outras gravações, é possível ouvi-lo organizar viagens no Mediterrâneo e coordenar grupos de contrabandistas.

A chamada operação "Glauco", uma investigação estabelecida pelas autoridades italianas por causa da tragédia de Lampedusa, recebeu a ajuda de agentes britânicos, que localizaram a residência onde estava "o general" em Cartum.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos