Bélgica deportará "homem do chapéu" dos atentados em Bruxelas à França

Bruxelas, 9 jun (EFE).- As autoridades da Bélgica decidiram nesta quinta-feira que irão deportar Mohammed Abrini, que ficou conhecido por ser o "homem do chapéu" nas imagens dos atentados ao aeroporto de Bruxelas no último dia 22 de março, à França.

A Câmara do Conselho de Bruxelas decidiu executar os mandatos de prisão europeus não só contra Abrini, acusado pelos atentados à capital belga, mas também contra Mohammed Bakkali, ligado às ações terroristas do dia 13 de novembro em Paris, informou a Procuradoria Federal da Bélgica em comunicado.

O Ministério Público recusou dar mais detalhes sobre o procedimento de deportação dessas duas pessoas à França, como tinham pedido as autoridades do país.

Abrini, de 31 anos, foi filmado junto com Salah Abdeslam dias antes dos atentados de Paris em um posto de gasolina em Ressons, ao norte da capital francesa.

Por outro lado, a Procuradoria informou que manterá por mais um mês a prisão preventiva de Abid Aberkan, acusado de participar de atividades de um grupo terrorista e de encobrir criminosos. A mesma medida será tomada para Ali. O., Abdoullah C., e Ossama Krayem, todos investigados por envolvimento nos atentados de Paris.

Tanto Abrini como Krayem - o suposto segundo terrorista do grupo que realizou o atentado contra o metrô da capital belga - são acusados de terrorismo nos ataques em Bruxelas e Paris.

O Conselho de Bruxelas também decidiu convocar uma audiência para o marroquino Lazlez Abraimi no próximo dia 7 de julho.

Por isso, no que se refere à investigação dos atentados no aeroporto e no metrô de Bruxelas, a Câmara do Conselho decidiu estender a prisão de Bilal O. Makhoukhi, Hervé B.M., Ibrahim e Smaïl Farisi, Ossama Krayem e Mohammed Abrini.

Em outra investigação contra o terrorismo aberta pela Procuradoria, foram prolongadas as prisões de Aboubaker O., enquanto a avaliação dos casos de Yassine A. e Mohammed B. foram remetidos para audiência do próximo dia 1º de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos