Berlusconi passará por cirurgia cardíaca na próxima semana

Roma, 9 jun (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi, internado desde a terça-feira no hospital de San Raffaele, em Milão, no norte do país, será operado do coração na próxima semana, informou nesta quinta-feira seu médico pessoal, Alberto Zangrillo.

Berlusconi sofre de uma "patologia na válvula aórtica", chamada nos termos médicos de "insuficiência aórtica severa" e, para corrigi-la, precisará de uma intervenção cirúrgica. A operação para substitui-la por outra válvula biológica demorará quatro horas.

"A substituição é uma cirurgia cardíaca convencional que implica a circulação extracorpórea e a visão direta do coração", explicou.

Após a intervenção cirúrgica, Berlusconi deverá permanecer internado na UTI por um ou dois dias, depois continuará hospitalizado para receber acompanhamento médico. Por fim, precisará realizar um mês de reabilitação.

Apesar de o termo médico para o problema ser "insuficiência aórtica severa", Zangrillo pediu que a expressão seja utilizada com cautela. "Quando se fala de severidade, pensamos em dar uma conferência temporária. A taxa de mortalidade para a patologia sem a intervenção é de 10% ao ano, este é um dos motivos que nos motivaram a tomar essa decisão", ressaltou.

O médico do ex-premiê confirmou à imprensa que Berlusconi reagiu com desagrado ao diagnóstico, apesar de posteriormente tê-lo enfrentado com "grande coragem e determinação".

"É um homem que, uma vez entendido que erradicar o problema é absolutamente necessário, não teve a mínima dúvida e se colocou nas mãos da equipe médica", disse Zangrillo.

No último domingo, Berlusconi, que estava em Roma para votar nas eleições municipais, apresentou "claros sinais de insuficiência cardíaca".

Após a constatação, Zangrillo recomendou que ele viajasse a Milão, para dar entrada no hospital de San Raffaele, do qual o médico é diretor da unidade de cirurgia cardiovascular e onde o ex-primeiro-ministro poderia realizar os exames pertinentes.

Em 2006, Berlusconi foi operado em uma clínica de Cleveland, nos Estados Unidos, onde recebeu um marca-passo.

O líder político viveu um período de estresse devido às negociações para a venda do Milan, clube de futebol que pertence a Berlusconi há 30 anos, a investidores chineses.

Nos últimos dias, Berlusconi, que completará 80 anos em setembro, recebeu a visita de alguns familiares, que afirmaram que o líder do Partido Forza Itália se encontrava "melhor".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos