Dois atentados suicidas no centro do Iraque deixam 23 mortos

Bagdá, 9 jun (EFE).- Pelo menos 23 pessoas, quatro delas soldados, morreram nesta quinta-feira em dois atentados suicidas perpetrados no sudeste de Bagdá e contra um quartel situado ao norte da capital, informou à Agência Efe uma fonte policial.

No ataque mais mortal, pelo menos 19 pessoas morreram e 62 ficaram feridas quando um suicida ao volante de um carro-bomba detonou os explosivos no bairro de Novo Bagdá, no sudeste da capital iraquiana.

Segundo a fonte, o ataque aconteceu perto da sala de cinema "Al Beidaa" e causou, além disso, vários danos materiais em edifícios e veículos próximos.

Uma televisão local mostrou imagens do lugar do atentado, nas quais era possível ver uma grande coluna de fumaça causada pela explosão.

Em um breve comunicado divulgado através das redes sociais, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria deste ataque e identificou o suicida como Abu Mujahid al Iraqi.

A nota, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, garantiu que o autor do atentado ativou os explosivos junto a um agrupamento de combatentes da milícia pró-governo Multidão Popular.

Por outro lado, um atentado contra um quartel militar na zona de Al Taji, 30 quilômetros ao norte de Bagdá, causou a morte de pelo menos quatro soldados e deixou outros 11 feridos, informou à Agência Efe a mesma fonte.

O ataque foi perpetrado por um suicida que levava encostado ao corpo um cinto de explosivos, que detonou perto da entrada das instalações militares.

Nas últimas semanas, coincidindo com o aumento do assédio das forças de segurança aos jihadistas nas cidades de Faluja e Mossul, se registraram vários ataques contra mercados e cafeterias populares em várias cidades do país, reivindicados em sua maioria pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O passado 17 de maio, Pelo menos 36 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma nova onda de atentados com a marca do EI em Bagdá, que sofreu nessas datas a pior rede de ataques do ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos